Como montar cubo mágico 3x3x3

Guia Básico de solução do Cubo Mágico 3x3x3

O principal segredo para resolver um cubo mágico 3x3x3, está em saber que o centro não se move. Sabendo disto, as peças irão girar em torno do eixo de cada lado, por isso com intenção de fazermos um guia fácil e simples, criamos abaixo métodos para solução divididos em passos, e em cada passo será mostrado formas de solução de cada movimento, sendo que a imagem do canto da esquerda está como o cubo deve estar - quanto estiver mais de um cubo no canto da esquerda, cada imagem representará uma situação, escolha aquela que está igual seu cubo - no meio o lado que deve gira-lo - cada seta representa um giro - e no "resultado" como o cubo deve ficar. As vezes será necessário repetir o movimento várias vezes, se necessário também realizar o movimento em outro lado da lateral do cubo, leia atentamente todo os passos, realize um movimento por vez, e se desejar segure o cubo da mesma forma que esta na imagem. 

Lembramos que este tutorial é de como montar o cubo mágico(para alguns conhecido como Cubo Rubik) 3x3x3, caso ainda não tenha um, ou deseje um com giro rápido, macio, profissional e de marcas originais, clique aqui para conhecer os melhores modelos!

 

1° Passo - Cruz

Este e o segundo passo é mais difícil de entender, porque há muitas situações de combinações possíveis, portanto procure chegar ao resultado de forma atenta. Seja paciente, e boa sorte!

Abaixo são os movimentos mais comuns para este passo. Se o seu cubo não corresponde a nenhuma das três posições iniciais mostradas você pode precisar mover algumas peças ao redor para chegar lá. Você deve fazer isso até que fique com a cruz. Segue alguns exemplos de movimentos que poderá fazer:

 

 

 

 

 

 

 

Passo 02 - Finalizar primeira camada

Encontre uma peça de canto na camada inferior que pertence ao topo. No nosso exemplo, esta é qualquer peça de canto com verde nele. Mova esta peça, até que esteja na camada inferior diretamente abaixo do seu lugar apropriado na camada superior do cubo. Veja atentamente igual exemplos abaixo, e realize o movimento relativo ao tipo de posição figurado abaixo. Repita este movimento nos quatro cantos até que fique igual imagem acima:

Passo 03 - Camadas médias

Antes de iniciar este passo, gire o cubo (a face de baixo), deixando a face que era de cima embaixo, ficando igual a foto Resultado do 2° Passo. Lembre-se, se baseie nos exemplos abaixo para cada método, gire se necessário a atual a camada superior para coincidir, só depois comece a realizar os movimentos, caso não coincida, realize o movimento uma vez para alterar a posição das peças. Repita este passo com todos os quatro lados. DICA: Se não conseguir realizar movimentos, onde não existem quaisquer peças úteis sobre a camada superior, faça um dos movimentos abaixo na ordem inversa:

Passo 04 - Cruz do topo

Nesta etapa, o objetivo é fazer com que a face superior do cubo ter uma cruz. No exemplo abaixo o lado é o azul. Neste passo, faltará pouco para solucionar o cubo. Fazendo este passo uma vez provavelmente, não será suficiente, você pode ter que repetir o passo algumas vezes até que haja uma cruz. Você também possivelmente terá que rodar o cubo em suas mãos para manipular os diferentes lados:

Passo 05 - Resolvendo a camada do topo

Uma vez que você tem a cruz no topo, o próximo passo é fazer com que todas as peças de cima fique nos lados corretos. Esta etapa, assim como na etapa anterior, provavelmente irá precisar  ser repetida várias vezes. Uma dica útil é que, quando você tem dois lados adjacentes no lugar correto, gire o cubo em suas mãos, para que os dois lados fiquem de frente para trás, em seguida, repita este movimento mais uma vez. Depois de fazer isso, as principais peças estarão todas na ordem correta, mas terá de ser girado ao redor do cubo até que eles estejam em seus lados corretos:

Passo 06 - Ajustando as laterais

Neste passo, terá de colocar as peças do canto coincidindo com seus respectivos lados, tenha muita atenção neste passo, e repita quantas vezes for necessário, se precisar, rodar o cubo na mão para realizar o passo em outro lado do cubo. Dica: Faça o movimento sempre nos lados que estiverem sem as peças corretas:

Passo 7 - Finalizando

Este é o último passo, deverá faltar apenas as peças centrais da camada superior(de dois, três, ou os quatro lados) repita o mesmo quantas vezes for necessária. Sempre faça o movimento no lado que estiver com a peça incorreta:

Sobre a loja

Alfabay, especializada em cubo mágico, com outros produtos como puzzles, e todo tipo de Hobbies Profissionais, Colecionadores e Geeks! Venha conhecer nossos produtos! Todos com qualidade e originais! Converse conosco e tire suas dúvidas pelo Chat e venha ser um membro Alfa da Alfabay!

Social
Pague com
  • PagHiper
  • Depósito Bancário
Selos
  • Site Seguro

Alfabay - CNPJ: 16.916.969/0001-47 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail

Formas de Envio